Cachos X Alisamento

Um dia desses, em um almoço com colegas de trabalho, rolou o papo sobre cabelos cacheados e alisamento. Entre uma garfada e outra, duas meninas que alisam os cachos me contaram os motivos que as levaram a essa escolha. Um ponto em comum entre elas foi a questão da praticidade. O cabelo liso, segundo elas, é mais fácil de pentear e fica sempre “arrumado”.

Isso para mim é uma questão de gosto e paciência. Ter cabelo cacheado requer uma série de cuidados sim. Eu sei disso! Tem dias que me dá preguiça de lavar, finalizar. Mas para mim, no geral, o resultado é muito satisfatório. Sobre estar sempre “arrumado” é a percepção de cada uma também. Eu amo o visual mais volumoso, com um pouco de frizz aqui e ali.

IMG_6711

Outro ponto que surgiu no bate-papo foi a questão delas não terem recebido dicas e cuidados especiais com os cachos durante a infância ou adolescência. Uma delas confessou que a mãe não sabia cuidar dos cachinhos e isso não deixava transparecer o quão bonito eles poderiam ser. Daí, ela não aprendeu a gostar de cachos e partiu para o alisamento.

Isso é uma pena! Sei que antigamente não tínhamos muitas informações e dicas disponíveis na internet, por exemplo. Eu mesma não cuidava do cabelo do jeito certo e minha mãe também não. Mas hoje a internet está aí. Aprendi muita coisa pesquisando, testando e isso foi muito positivo e saudável para o meu cabelo.

Eu nem vou entrar no assunto que a sociedade impõe um padrão de cabelo liso, porque acho (ou quero acreditar) que hoje as pessoas são mais esclarecidas e aceitam que todos os tipos de cabelos podem ser bonitos e admirados. Basta cuidar da maneira certa.

Eu não reprimo quem alisa os fios. Eu acho que a pessoa tem que se sentir bem. Seja cacheada, lisa, ondulada etc. Sou a favor da felicidade. Só gostaria que as pessoas dessem uma chance para a sua versão natural e que aprendessem a lidar com isso. Que buscassem informações (meu blog está aqui :)), testassem bons produtos e estimulassem a melhor versão dos cachos.

Este blog não tem o propósito de levantar a bandeira que só o cabelo Black é bonito. De forma alguma. Meu objetivo é ajudar as pessoas a entenderem mais os cachos para deixá-los sempre saudáveis e bonitos.

E vocês, o que pensam?

Beijos, beijos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 thoughts on “Cachos X Alisamento

  1. Oi!
    Eu sou a garota do bate papo que alisou pela praticidade, kkkkkkk

    Acho que só voltarei aos cachos quando for ter filhos, porque não vou poder alisar estando grávida, kkkkkkkk

    Não me vejo mais de cachinhos. Sei lá, gostei do visu alisado. Dizem que nós nunca estamos satisfeitas com o que temos: cacheadas querem alisar, lisas querem cachear. O importante é ser feliz.

    Faço tratamento com tioglicolato de amônia. A propósito, o produto é o mesmo pra quem tem liso e quer cachear.

    Gabi Vasconcelos Reply:

    Oi, Jéssica.

    Com certeza! O importante é ser feliz. 🙂

    Beijos

  2. Oiiii.
    Meu cabelo eh meio ondulado mas acho cachos lindos… eu tento enrolar meu cabelo pra trabalhar mas sou daquelas pessoas q odeia acordar cedo rs. E também tento bagunça mas meu cabelo eh chato… rs.
    Fiz alisamento, do motivo da garota, pra ter mais facil de cuidar e lavar… nao me arrependi pq me facilitou muito mas hoje fiz paz com meu cabelo.
    Lindo seu cabelo…
    Beijos.

    Gabi Vasconcelos Reply:

    É uma questão de gosto mesmo.

    Obrigada.

    Beijos.

  3. Oi querida! Queria umas indicações suas de hidratação pra fazer nos cachos.. O meu ultimamente está muito seco com pontas duplas (falta de corte que vou resolver logo logo haha)e bastante frizz. Não precisa ser caseira, mas é que quando peço indicação nos salões eles sempre sugerem a mais cara -e nao necessariamente a melhor para cachos, ou então uma que não noto resultado. Conheci o blog agora e estou adorando. Beijos.

    Gabi Vasconcelos Reply:

    Oi, Fernanda.

    Obrigada por estar aqui. 🙂

    É importante cortar essas pontas primeiro. Eu gosto muito das ampolas que a gente usa no banho. Tem da Pantene, Tresemmé ou máscara de massagem que compramos em farmácias também. Procura um para cabelo cacheados ou muito secos. Eu não tenho receitas caseiras, porque não faço. Mas tem outras blogueiras com dicas ótimas.

    No mais, tem que ter uma rotina de cuidados mesmo que os resultados vão aparecer. 🙂

    Beijos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *