Cuidados com a pele negra no verão

Todo mundo sabe (ou deveria saber) que temos que cuidar e proteger a pele o ano todo. No verão, essa necessidade aumenta. E quem tem pele negra, se não tomar os devidos cuidados, pode ter problemas sérios, já que a nossa cútis tem uma maior propensão a oleosidade, manchas e foliculite.

Foto: reprodução.

Para quem quer aproveitar a estação até o fim com a pele bonita e saudável, eu separei os principais cuidados que esse tipo de pele exige na temporada mais quente do ano. Leia as dicas abaixo:

Limpeza

Para mim, a oleosidade excessiva é o grande problema durante o verão. É bom entender que a pele negra é naturalmente mais oleosa porque possui maior quantidade de uma bactéria que causa acne e maior produção de sebo pelas glândulas sebáceas.

Para controlar a oleosidade do rosto no verão, a recomendação é que a limpeza seja feita com um sabonete de acordo com o tipo de pele, pela manhã e à noite.

Usar uma loção adstringente e passar filtro solar próprio antes de sair de casa, ajuda a diminuir a oleosidade do rosto. À noite, após a limpeza, é recomendado utilizar um creme com vitamina C ou hidroxiácidos.

Proteção solar

Pessoas de pele negra têm alta concentração de melanina, que funciona como uma barreira protetora natural. Temos mais resistência cutânea, principalmente contra o câncer de pele, mas isso não quer dizer que não precisamos passar protetor solar. Ok?

Além da melanina não proteger completamente dos danos da radiação UVA e UVB, ela pode promover a formação de manchas devido à alta pigmentação da pele. Por isso, é fundamental usar um protetor solar adequado, de fator 30 ou superior, durante todo ano (principalmente no verão), lembrando de reaplicar o produto ao longo do dia.

Na hora de escolher o protetor solar, vale procurar pelas fórmulas específicas para o rosto e com toque seco, que garantem um aspecto sedoso e livre de brilho por mais tempo. Lance mão de um filtro gel, gel-creme ou sérum. Mas oh: o corpo também precisa de proteção.

Foto: reprodução.

Hidratação

É importante investir em um hidratante para o rosto bem leve, com textura gel-creme, para reequilibrar os níveis de água e óleo na derme. No corpo, a pele negra tende a ser mais seca. Então, capriche na hidratação, principalmente das áreas mais ressecadas, como cotovelos e joelhos.

Esfoliação

Fazer esfoliação regularmente também é fundamental, com mais frequência no verão, para quem tem pele negra. Ela promove a remoção da camada mais superficial da pele, onde se encontram todas as impurezas e células mortas que causam imperfeições como cravos, acne e ainda a produção de mais oleosidade. Além disso, a esfoliação é também excelente para ajudar a prevenir e eliminar as manchas e a foliculite, que são bastante comuns na estação para negros.

 DICAS EXTRAS:

  • Evite substâncias gordurosas e ácidas, produtos à base de álcool, peelings, laser ou qualquer procedimento traumático, levando em conta sempre o tipo de cicatrização;
  • Não esprema cravos e espinhas, pois durante a cicatrização pode ocorrer um derrame de pigmento que resultará em manchas escuras;
  • Para evitar o aparecimento de manchas brancas, devido à desidratação, aplique creme após o banho, evite água quente, banhos demorados com sabonetes esfoliantes e sol em excesso sem proteção;
  • Não faça (ou tente não fazer) tratamentos estéticos químicos nesta época. Deixe esses tipos de intervenções para o inverno, quando a pele não fica tão exposta e o sol não está tão forte;
  • Para exibir uma pele saudável e bem tratada, também beba pelo menos dois litros de água por dia.

 IMPORTANTE: antes de comprar qualquer produto é essencial consultar um dermatologista para que ele possa indicar o que é mais adequado para sua pele. Ok?

Ufa! É muita informação, né? Mas acho essencial entendermos o que nossa pele precisa para ficar linda no verão e no resto do ano. 😉

Gostaram das dicas? Comenta aí.

Beijos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *